A ascensão rápida da China leva aos Paìses vizinhos a unirem forças.
A expansão da China tanto nas forças militares como nas suas políticas comerciais têm desencadeado um nervosismo em toda a Ásia, o que levou muitos de seus vizinhos reavivarem velhas alianças e cultivar novas, para melhor defender seus interesses contra a superpotência em ascensão.
O presidente Obama visitará esta semana as maiores democracias da Região , Índia, Indonésia, Coreia do Sul e Japão, contornando China autoritária, será a sua mais ampla visita como presidente dos EUA, que irá levá-lo à área afim de diminuir a afirmação da China na região.
Obama e o primeiro-ministro Manmohan Singh, da Índia, são esperados para assinar um acordo histórico para o transporte de aeronaves militares americanas e estão discutindo a possível venda de caças a jacto junto com uma parceria de defesa do Pentágono.
Os acordos e alianças não são destinados a conter a China, mas eles surgem numa mudança palpável no cenário diplomático.Os 18 líderes da Região Oriental farão uma reunião repleta de tensões entre a China e os seus vizinhos, em Hanói, no centro de convenções, não muito longe do mausoléu de Ho Chi Minh.
Source : NY Times
No comments:
Post a Comment