Cerca de 600 milhões de Euros, do Orçamento da União Europeia (UE), evaporam-se anualmente devido a fraude, disse o Director Executivo da Direcção-Geral de Justiça da Comissão Europeia, Françoise Le Bail.
"Estes números dão que nos pensar, pois 600 milhões de Euros do orçamento da União Europeia continuam a desaparecer cada ano" por causa de fraude, disse a Sra. Le Bail, durante uma conferência de imprensa em Haia.
O orçamento da UE para 2012 ascende a 129 milhões de euros.
"É apenas uma parte do iceberg", disse Le Bail, na celebração do 10 º aniversário do Eurojust, em Haia. "É por isso que a Comissão irá propor em 2013 (...)criar um escritório europeu do protector público", acrescentou.
Esta criação deve ser feita em cooperação com a Eurojust e os 27 membros da UE, disse a Sra. Le Bail que "é muito cedo para dizer em detalhes o que quer."
O presidente da Eurojust Aled Williams disse de seu lado durante a conferência de imprensa que a tecnologia e a abertura dos mercados europeus facilitaram as fraudes.
"O facto é que há vinte anos atrás, era muito raro ter um telemóvel", e "Hoje, é comum e faz parte dos equipamentos de qualquer criminoso ".
A Eurojust, é composta por procuradores, magistrados e policias, é responsável por coordenar as investigações criminais e procedimentos penais nos casos transfronteiriços da UE.A organização tratou mais de 1.400 casos em 2011, contra cerca de 200 no seu primeiro ano, em 2002.
No comments:
Post a Comment