O nome de seu sucessor já é conhecido: é o telescópio espacial James Webb Space Telescope (JWST), que será 100 vezes mais poderoso do que o Hubble.
O Hubble completou Hoje, 20 de Abril 2015, 25 anos.
O lançamento do sucessor do Hubble está agendado para 2018 e irá recolher informações até às origens das primeiras galáxias. "O Webb pode e será capaz de pelo menos recuar até aos 300 milhões de anos após o Big Bang (o que deu origem ao nosso universo há 13,8 bilhões anos, ed), aquando das primeiras estrelas e galáxias surgiram ", disse Mark Clampin, astrônomo da equipe científica do telescópio.
Ele conseguirá aproximar-nos ainda mais do nascimento do Universo, o Big Bang .
O JWST é um grande avanço em relação ao Hubble, incluindo um espelho principal que é três vezes maior (6,5 m de diâmetro) e uma maior capacidade de observação de infravermelho ( para discernir os objectos mais distantes, que hoje nos são invisíveis ).
O telescópio Webb também irá criar um avanço substancial à investigação sobre a exploração dos planetas extra-solares, através de sensores e equipamentos que podem analisar as atmosferas de forma a compreender melhor as suas composições .
Pesando cerca de 6,4 toneladas e um custo estimado em $ 8,8 bilhões de dolares, o Webb será lançado pelo Ariane V da Agência Espacial Europeia (ESA) do centro de Kourou, na Guiana Francesa. A ESA contribui também para o seu desenvolvimento tal como a Agência Espacial Canadense.
Fonte : entrevista à AFP no Centro Goddard da NASA em Greenbelt, Maryland, perto de Washington.
No comments:
Post a Comment